Picture of Luis Arrais
Nós ainda nem sequer sabemos o que não sabemos
by Luis Arrais - Thursday, 27 May 2010, 12:34 PM

-“O maior cego é aquele que não quer ver!”
 Provérbio popular

“Pode-se enganar todos algum tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, não se pode enganar todos o tempo todo.”

Agora que os Orgãos de Comunicação Social já «desligaram as luzes» que estavam focadas sobre as nossas modalidades, devido à dívida da FPTDA à FIG, por falta de pagamento derivados dos C. do Mundo do ano passado, temos o direito e o dever de analisar aquele que me parece, o maior «problema» que aconteceu às nossas modalidades desde a existência das respectivas Federações.

Mas vamos aos factos:
FACTO Nº 1: No dia 16 de Fevereiro de 2010, a FIG emite um comunicado onde informa que a FGP e todos os ginastas Portugueses, estão suspensos das actividades da mesma, por falta de pagamento à organização do C. do Mundo e dos World Age Groups, realizados em S. Petersburgo.
FACTO Nº 2: Neste mesmo dia, a FGP, envia um comunicado onde refere que a FIG suspende a Federação por “incumprimento de obrigações financeiras” e que a mesma sanção decorre pela “falta de pagamento” das despesas da delegação nacional presente nos Mundiais de Trampolins. Afirma ainda este comunicado da FGP, que a mesma tomou conhecimento da situação quando recebeu um ultimato da FIG e que, já nessa altura, a FGP tentou por todos os meios evitar as sanções.
FACTO Nº 3: O país tomava conhecimento da situação através de notícias veiculadas pelos diversos Orgãos de Comunicação Social nacionais, onde as Federações eram referidas como «más pagadoras».
FACTO Nº 4: A FGP tentou minimizar os estragos que estavam a ser feitos na imagem e na credibilidade das modalidades gímnicas, em termos nacionais e internacionais, marcando uma reunião com o responsável máximo do Desporto em Portugal, para o informar do que estava a acontecer.
FACTO Nº 5: Só no dia 19 de Fevereiro, vem a FPTDA, através de comunicado apresentar a sua versão dos factos. Neste comunicado a FPTDA, lamenta profundamente a sanção que foi imposta à FGP, sua congénere e “amiga” e que aguarda atentamente que seja levantada a sanção em virtude de já terem sido liquidados os montantes em questão. Informam ainda que, esta situação resultou num diferendo que se mantinha até este dia (19 de Fevereiro) com a Comissão Organizativa dos Jogos Mundiais por Grupos de Idade 2009, no apuramento dos valores a liquidar pela FPTDA, resultantes do alojamento e alimentação dos ginastas Portugueses que participaram na referida competição.

As dúvidas colocaram-se porque, como acontece muitas vezes, vários clubes marcaram a sua própria viagem e alojamento nos pacotes que a FPTDA informou que a Comissão Organizativa tinha para oferecer. Desta vez, alguns clubes utilizaram Agências de Viagens que marcaram directamente com a referida Comissão, os seus alojamentos. Como a FPTDA começou a ter dúvidas das facturas que lhe eram enviadas, «combinou» com a referida Comissão, pagar uma caução o que lhe permitia poder participar na prova com os valores em aberto, ficando os mesmos para pagar numa reconciliação a realizar à posterior. A FPTDA, lamenta que neste período de esclarecimentos de ambas as partes, a Federação de Trampolins de S. Petersburgo tenha comunicado à FIG a falta de pagamento e nos moldes em que o fez.
Promete ainda que, continuará a dirimir esta situação.
Referem ainda que as taxas de inscrição na prova foram atempadamente pagas à FIG.

ANÁLISE: Depois dos factos, convém passarmos à análise dos mesmos.
A nossa primeira mensagem (que publicamos na página do Tramp.com.pt), depois da vinda a «lume» desta situação, foi de solidariedade para com todos, tentando, ao mesmo tempo, perceber o que se estava a passar e dando o nosso total apoio à FPTDA, disponibilizando-nos para ajudar no que fosse necessário e urgente. Todos sabemos que em alturas de crise é importante mantermos a calma e procurar informar.

Mas, começamos por relembrar que passaram 3 longos dias entre o momento em que saiu a notícia de que as modalidades gímnicas estavam suspensas das actividades Internacionais, por causa de uma dívida de elevada monta à FIG por parte da FPTDA e, o aguardado esclarecimento da FPTDA.

Ao longo destes «3 eternos dias», nunca a FPTDA nos informou de nada. Numa altura em que se exigia que o Presidente da FPTDA viesse a público explicar o que se estava a passar, aquilo que se ouviu foi «um silêncio ensurdecedor» que deixou «em rédea solta» todas as especulações que, se foram acumulando durante estes dias enormes, para a credibilidade da Federação.

A Direcção da FGP, com uma dignidade que convém realçar, tomou conta da situação o melhor que pode, acalmando os seus sócios, e informando os responsáveis nacionais do ponto em que estava o «maremoto» que atingiu as modalidades gímnicas no seu todo. De qualquer forma, a credibilidade da FGP e da FPTDA, tanto a nível nacional como internacional, levou um «rombo» que demorará algum tempo a recuperar.

Nesta altura da reflexão convém questionarmos onde estava o Sr. Presidente da Assembleia Geral da FPTDA?; que reacção teve para apurar o que se estava a passar e informar (como é seu dever) os sócios da FPTDA?, relembro que qualquer Presidente de Assembleia Geral de qualquer instituição, está no cargo para defender, não só os órgãos sociais, mas também e, principalmente, os seus filiados.

Também convém saber, onde estavam os membros da FPTDA responsáveis pelas contas da mesma? Sabendo que as nossas modalidades estavam a ser arrastadas nos Orgãos de Comunicação Social pelos piores motivos e, tendo já conhecimento dos problemas com a referida Comissão Organizadora, porque demoraram «uma eternidade» a reagir?, no fundo, onde estiveram aqueles que tinham o Dever de nos informar da situação que todos estávamos a viver?

Mas se analisarmos o comunicado que a FPTDA colocou na sua página da Internet, verificamos que o mesmo informa que o problema das dúvidas do pagamento tem a ver apenas com os Jogos Mundiais por Idades. Surge-nos aqui a primeira dúvida.

A FIG é bem clara no seu comunicado quando refere que as dívidas dizem respeito às Organizações dos Jogos Mundiais por Idades e do C. do Mundo. Não são apenas de uma das Organizações, mas sim das duas. Acrescenta ainda que “...A decisão da sanção é feita depois de vários avisos e de terminado o período probatório.”

Aparecem entretanto mais algumas dúvidas que gostaríamos de esclarecer:
• Com este comunicado fica a ideia que a FPTDA já tinha sido várias vezes «avisada» do que estava a acontecer, por este motivo não compreendemos a sua surpresa quando refere, no seu comunicado: “…lamenta que neste período de esclarecimento de ambas as partes, a Federação de S. Petersburgo tenha comunicado à FIG a falta de pagamento…”, afinal a FIG avisou ou não? Inclusivamente, o comunicado da FIG refere que, além dos vários avisos, a sanção só aparece no final do período probatório dado à FPTDA para, naturalmente, provar que tinha a razão do seu lado. Foi assim ou não?
• Durante quanto tempo foram dados estes avisos à FPTDA por parte da FIG?, quanto tempo foi o período probatório dado à FPTDA para provar que tinha razão?
• Se a FIG tem razão quando refere que a dívida também se coloca ao C. do Mundo de Absolutos, perguntamos: Afinal os clubes também têm responsabilidades nesta falta de pagamento? E quanto era esta dívida?
• Se o pagamento em dúvida dizia respeito à possibilidade de vários clubes terem pago os seus alojamentos e alimentação directamente à Federação de S. Petersburgo, de que formas a FPTDA questionou os possíveis clubes em causa, se a informação que estava em falta era ou não verdadeira, se pagaram ou não as suas partes? Como contactaram os referidos clubes? Que resposta obtiveram dos mesmos? Qual o montante da dívida em causa? Era ou não possível aos clubes fazerem a sua marcação da estadia directamente com a Organização? Se não era, porque a referida Organização aceitou as marcações? Passados tantos meses como ficou a situação que a FPTDA prometeu que iria dirimir até ao fim? Relembro que é a reputação das nossas modalidades e das nossas Federações, que está em causa, precisamos de saber como está neste momento a disputa para, no mínimo, «limparmos» a nossa imagem.

CONSEQUÊNCIAS:
Os estragos feitos na credibilidade das modalidades gímnicas, vão demorar algum tempo a desaparecer, quer no país quer no estrangeiro.

Quem mais sentiu, de imediato, o peso desta falta da FPTDA, foi de facto a nossa congénere FGP. A Federação mais antiga das modalidades gímnicas, com a suspensão que lhe foi colocada pela FIG, viu em risco a realização do T. Internacional da Madeira e o T. Internacional de Portimão, assim como, a 4ª Taça do Mundo em Ginástica Rítmica. Depois de mais de 5 décadas a desenvolver um estatuto de trabalho, de organização, de responsabilidade, reconhecido quer a nível interno quer externo, viu com esta falta da FPTDA, tremer todo o trabalho desenvolvido desde a sua fundação.

Apesar das dúvidas que vão continuar a existir com a nossa Federação, continuo a acreditar que as modalidades que existem dentro do seio da FPTDA, têm Agentes Desportivos com qualidade e que já demonstraram ao longo de tempo, através do trabalho, que não precisam de ser conduzidos por elementos externos, e que conseguem definir os seus objectivos e o seu caminho.

Dentro das modalidades dos Trampolins e dos Desportos Acrobáticos, existem Dirigentes, Treinadores, Juízes, Ginastas e Encarregados de Educação que continuam disponíveis para continuarem a construir o futuro das nossas modalidades.

Nunca deixaremos que um percalço do caminho seja visto como o todo da nossa realidade.

Longa VIDA para os Trampolins e os Desportos Acrobáticos.

tramp.com.pt
Re: Nós ainda nem sequer sabemos o que não sabemos
by trampcom Admin - Thursday, 27 May 2010, 12:31 PM

Picture of Pedro Lopes
by Pedro Lopes - Thursday, 27 May 2010, 04:07 PM

Antes de mais boa tarde a todo o Mundo dos Trampolins, Acrobática e Artística...

Após ler este extenso resumo de factos por parte do Professor Arrais, por sinal muito bem explicito e deveras interessante, queria apenas levantar a questão mais óbvia e susceptível que este comunicado fará levantar para a maioria dos leitores...

Qual o objectivo do Sr. Professor com este documentário, e a parte mais importante, qual será a solução para os factos que aqui levanta???

Não estou a defender ninguém, pois este género de politiquice não faz o meu género...

E também não estou a dizer que o sucedido não tenha sido deveras grave, pois na realidade FOI!!!

Não estou por dentro dos factos, nem pouco mais ou menos, e nem me compete a mim entrar nesta guerra, apenas quero saber qual a solução que o Senhor Professor propõe???

Com todo o respeito,

Espero não estar a ferir susceptibilidades a ninguém....pois não é essa a minha intenção.

Atentamente,

Pedro Lopes ( Juíz de Trampolins )
Picture of Jorge Silva
by Jorge Silva - Friday, 28 May 2010, 12:02 AM

Pois, suponho que ainda "A procissão vá no ádrio"! Não são apenas as broncas e os factos que o Prof. Arrais descreve com minúcia, mas tudo aquilo que se fala nos bastidores das provas... Ainda no fim de semana passado, no Entroncamento, eram mais que muitos os comentários relativos ao estado que esta Direcção deixou chegar a federação.

Pelas costas uns dos outros os directores dizem mal de uns e de outros mas, no final, todos serão responsabilizados pela situação da FPTDA.

Esta atitude do Prof. Arrais é meritória já que, além do mais, foi candidato ás últimas eleições, tendo apenas sido impedido por situações irregulares de se apresentar ao acto eleitoral.

Neste momento torna-se imperativo que todos, mesmo todos os filiados da federação façam valer a sua voz e mostrem o único caminho a esta Direcção: a RUA!

Picture of Manuel João
by Manuel João - Friday, 28 May 2010, 11:22 AM

"Mais cego não é o que não vê, é o que não quer ver..."

E parece que continua muita gente a não querer ver no mundo dos Trampolins e Acrobática...

Realmente parece que já toda a gente se esqueceu do incidente, ou pelo menos quer esquecer e não falar mais nisso, por alegadamente estar resolvido. (Estará?, duvido muito!) Seria muito bom que se percebesse, que as implicações de um caso como este são mais vastas que a aplicação e respectivo levantamento de uma sanção a uma federação. Perdura no tempo, no subconsciente de praticantes, demais agentes desportivos, TUTELA e eventuais patrocinadores. Tudo daqui para a frente será diferente, pelo menos durante um par de anos...

Relativamente a soluções, e não defendendo ninguém em particular, porque isto deveria ser do senso comum, de todos os que se interessam pela evolução de uma instituição, modalidade, empresa, familiar, etc... para que hajam soluções concretas é preciso conhecer a base dos problemas e não apenas a ponta do iceberg. Informação essa que ou não é fornecida ou é prontamente abafada, escondida ou deturpada...

Para refrescar algumas memórias (até porque o Iceberg começa a derreter): seria bom recordar as recentes Assembleias Gerais e seria bom que quem não tenha estado, que tomasse conhecimento do conteúdo discutido nas mesmas. Um exercício que certamente muitos médicos prescreveriam como activador da nossa capacidade mental.

Mais... porque tem sido adiada indefinidamente a próxima Assembleia Geral? Porque não aparecem as contas de 2009?

Estou certo que o prof. Arrais e eventualmente outros, terão ideias, e estarão dispostos a arranjar soluções concretas, mas para isso é preciso informação. É preciso que a FPTDA deixe de ser um feudo de alguns.

Outra vez, para quem ainda não percebeu: Antes de soluções para o futuro (longo), precisamos de respostas sobre o presente (imediatas)! e sobre o passado também... já agora.

Levanto apenas mais três, só para não chatear tudo de uma vez:

1. Porque é que temos um campeonato (FPTDA) onde o mesmo escalão tem os grupos divididos entre o período da manhã e o da tarde?
2. Porque é que temos um campeonato (FPTDA), por acaso o nacional de Trampolim, que por acaso deveria ser apenas a prova rainha do nosso calendário, com painel de juízes incompletos?
3. Nunca vi tanto juiz recentemente "formado" em competições nacionais como este ano. Porquê? é assim que se garante a qualidade e acima de tudo que se faz justiça ao trabalho dos Ginastas?

Meus caros, não precisamos de um projecto com vista aos próximos CIGI ou Londres 2012. Precisamos no mínimo dos mínimos um projecto credível, ambicioso e exequível para o Rio 2016, com objectivos reais para a competição e para o desenvolvimento da modalidade internamente, aposto que algumas mentes "brilhantes" estarão a perguntar: "Para quê?"

Saudações...
Picture of José Marques
by José Marques - Friday, 28 May 2010, 02:39 PM

Boa tarde a toda a comunidade dos trampolins

Antes de mais, gostava de endereçar a minha homenagem a todos aqueles, que ainda continuam a fazer os trabalhos de casa, e com isso, a acreditar que um dia ainda vai ser possivel tudo ser credivel.

Ao Dr. Luis Arrais, transmitir-lhe o meu reconhecimento por mais uma vez ter demonstrado saber estar em defesa da nossa modalidade. Disponivel para ajudar nos momentos dificeis e critico construtivo no momento e local indicado. Isto porque, parece-me que a assembleia geral, que julgo ainda ter presidente e que tem vindo a adiar assembleias de uma forma sucessiva, não tem demonstrado defender os interesses dos associados. Pergunto, quando e como, o Sr. Presidente da Assembleia solicitou algum esclarecimento à Direcção sobre os assuntos que nos têm assulado. Possivelmente está esclarecido, mas todos os associados ou maior parte julgo eu , continuam sem qualquer tipo de informação.

Não querendo ser repetitivo, deixo para a  direcção da FPTDA, as perguntas que pelos vistos correm pelas competições.

Quando o esclarecimento sobre as dividas, campeonato da Europa??? , contas e mais alguns zzzzum zuns sobre Director financeiro e afins.

Continuamos a aguardar mas a paciência tem limites. Não façam orelhas moucas, pois estas palavras podem parecer mas não são loucas.

Ainda acredito nos trampolins em Portugal

Picture of António Pedro
by António Pedro - Friday, 28 May 2010, 07:31 PM

Só há uma solução. Exigir a demissão dessa gente incompetente e apoiar uma lista comandada pelo Luís Arrais.
Picture of João Carlos Almeida
by João Carlos Almeida - Friday, 28 May 2010, 11:20 PM

Boa Noite para todos aqueles que gostam dos trampolins

É pena que o Senhor Prof. Luís Arrais, venha agora  levantar este assunto na Praça pública e não tenha tido paciência, para esperar pela Assembleia Geral, pois seria o sitio certo para colocar estas questões.

Mas, mais uma vez dizemos que gostamos muito da modalidade, que só queremos o bem dela, só que... o que parece muitas vezes não é...

Por acaso, mas só por acaso, o Prof. Luís Arrais não fez parte uma Associação, que aprovou as suas contas, relativas a 3 anos a coisa de um mês, e que não fazia eleições para ai a 10 anos?

Ou agora também é culpa da FPTDA?

Já para não falar de uma providencia cautelar, que congelou as contas da FPTDA e atrasou os apoios.

Também é culpa da FPTDA?

Eu não sou da FPTDA, nem sou defensor dela.

Mas penso que este jogo das eleições já acabou, há pelo menos um ano e tal.

Tenho mais uma questão.

Já entramos em campanha para a FPTDA? ou estamos a tentar destabilizar para ver se em vez de termos duas Federações passamos apenas a uma?

Já agora se me enganei, em alguma coisa, peço desculpa.

saudações para todos

Picture of joao nascimento
A credibilização dos nossos trampolins
by joao nascimento - Friday, 28 May 2010, 11:42 PM

Boas noites

Só fazer umas pequenas perguntas:

1 - Como correu a reunião entre a Associção de Santarém e os treinadores mais antigos da nossa praça será que agora é que é?

2 - Já arranjaram um candidato que possa segundo a lei possa ser presidente da FPTDA?

3 - Ou será que aquele que quer ser presidente a toda a força (porque o que aconteceu na ultima assembleia geral por parte dessa lista foi caricato) já se demitiu dos cargos a que a lei obriga?

4 - Será que a pessoa em questão (porque da lista que eu conheci mais uma vez por diversas vezes não cumpria os requesitos da lei) já arranjou pessoas que cumpram os requsitos da lei?

5 - Em relação á primeira pergunta, será que tivem conclusões e delas deram conhecimentos a clubes pais atletas e juizes estão só a olhar para o su umbigo e se estão marimbando para os outros?

Meus amigos para não me alongar mais e não querer dizer mais do que me apetece pensem bem no que vão ouvindo e no que está a acontecer (como por exemplo uma lista que se candidata a eleições e não cumpre a lei nem os pedidos de esclarecimentos e quer ser aceite) enfim...

Abraços de quem gosta desta modalidade e até á próxima competição

PS

já agora apresentem algum programa que seja exequivel porque se eu quiser dizer que temos de ter isto e aquilo sem saber se tenho dinheiro para isso também posso

Picture of António Pedro
Re: A credibilização dos nossos trampolins
by António Pedro - Saturday, 29 May 2010, 01:57 AM

Precisamos é do Arrais!!!!

Força Arrais, vai em frente!!!!!
Picture of Alexandre  Melancia
by Alexandre Melancia - Saturday, 29 May 2010, 01:01 PM

Olá companheiros, como dizia o Coronel Vargas Cardoso (quem não se lembra dele)Trampolineiros. Sim trampolineiros era a forma como o Sr. Coronel tratava quem amava esta tão nobre modalidade.
E porquê Trampolineiros? porque era uma forma de menosprezar a modalidade que nos anos 80/90 começava a dar nas "vistas" da nossa querida artística. Eu trago este tema ao forum porque temo o regresso à união das federações como no passado, sabendo que neste caso a matemática falha redondamente e, 1+1 não é = 2, ou seja, os euros que o IDP coloca nas federações neste momento, nunca serão somados para uma única. Eu disse disse atrás que coloca, mas queria dizer colocava, parece que desde à dois ou três meses que não coloca "cheta" e sabem porquê? sabem de certeza, pela incompetência dos nossos dirigentes, porque a AG que teria obrigatoriamente de ser até Março, ainda não aconteceu e não sabemos se será dia 4.Digo não sabemos, porque falta muita coisa, diga-se papeis, daqueles que justificam algo. Quem esteve no Nacional de TR viu como eu da bancada o reboliço que andava por ali, entre dentes diziam uns aos outros, "parece que não há dinheiro para nada, nem para pagar aos funcionários" mais, lembram-se do Europeu de Acro? pois, os países que nos visitaram pagaram e para onde foi o dinheiro já que hotéis, catering, entre outros serviços, parece que ainda não foram pagos. Mais, diz-se que os formadores de um curso que houve em 2009, passaram os recibos verdes sem receber, já pagaram IRS e ainda não viram a cor do dinheiro. É de bradar aos céus, como se diz na minha terra. Se me perguntam se gosto do prof. Arrais como alternativa, fico a pensar, pode não ser a pessoa ideal mas, de certeza que é muito melhor do que os que lá estão. Mas parece que o Sr. Victor Varejão também poderá estar numa futura lista, e aí sim, revejo-me completamente com o prof. Luís em segundo lugar. Bem peço desculpa pelo longo texto, vou terminar com um grande abraço a todos aqueles que gostam de Trampolins e Acrobática. Alex
Picture of Joaquim Castro
by Joaquim Castro - Sunday, 30 May 2010, 01:32 AM

Tenho acompanhado este fórum com muita tristeza. Algo anda mal no mundo dos trampolins e da ginástica acrobática. Informação e contra informação como "nos filmes". Uma coisa parece certa, não há paz na federação e nas modalidades. Afinal, os deuses têm pés de barro.

Sempre me habituei a ver, na bancada, um conjunto de pessoas que pareciam saber o que estavam a fazer. Eram respeitados e diziam-me que eram da Federação.

Parece afinal que tudo está mal. Só falta falar do sistema para parecer o futebol. Tenho a certeza que nada disto ajuda o desenvolvimento das modalidades de que gostamos e acompanhamos.

Sou de opinião que a solução dos problemas já não passa pelos actores de hoje. Nem pelos que lá estão, nem por aqueles que não estão lá e que querem lá estar.

Algo se passa de verdade com os que dirigem a federação. Ou estão cansados ou não sabem já o que fazer.

Algo se passa com os aqueles que os querem substituir. As acusações ou são concretizadas e os responsáveis são demitidos, ou são suspeições e .... palavras leva-as o vento.

A solução, para pacificar a comunidade dos trampolins e da ginástica acrobática só com uma 3ª via. Sem telhados de vidro e que esteja interessada nos ginastas, nos clubes e nas modalidades. Novos, mas mesmo novos dirigentes. Novas ideias. Todos novos. Sem excepções.

Picture of Maia Bruno
by Maia Bruno - Sunday, 30 May 2010, 12:28 PM

Tal como diz o sr Joaquim Castro é preciso gente nova e, para além de criticar é necessário esclarecer o que está mal e apresentar medidas para resolver os problemas.

ps- Não basta dizer: "o que está mal são estes dirigentes e a solução é o Sr. Zé Balelas"
ps2- Não estou a defender os actuais dirigentes, apenas considero que existem coisas mais proveitosas a fazer do que apenas criticar sem apresentar soluções.
Picture of António Pedro
by António Pedro - Sunday, 30 May 2010, 03:49 PM

Está a chamar Zé Balelas ao Luís Arrais?!?!?!?!?!
Picture of Idalina Moutinho
by Idalina Moutinho - Sunday, 30 May 2010, 04:47 PM

Boa tarde

Que credibilização dos nossos trampolins?????

Escândalo atrás de escândalo, quem pode ficar indiferente?  Quem pode defender a mentira e ..... ?

E como começou por dizer Luís Arrais :

"O maior cego é aquele que não quer ver!” Provérbio popular

“Pode-se enganar todos algum tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, não se pode enganar todos o tempo todo.”

E tudo o que não sabemos e nunca viremos a saber.

Basta. Estão todos fartos e cansados de tanta loucura.

BASTA. BASTA. Estão a matar os nossos trampolins

Quem tem poder para fazer alguma coisa é tempo de agir. É tempo de defender os nossos ginastas, os nossos treinadores e todos aqueles que perdem todos os anos muitas horas para que esta modalidade tenha futuro.

O pedido de ajuda de quem gosta desta modalidade.

Picture of Maia Bruno
by Maia Bruno - Sunday, 30 May 2010, 05:18 PM

Não não xD não me estava a dirigir a ninguém especifico, estava apenas a dizer que a solução não passa apenas por apontar um nome, mas sim apontar as soluções para os problemas.
Picture of Vitor Duarte
by Vitor Duarte - Wednesday, 2 June 2010, 04:15 PM

Bom tarde a todos os que sentem e gostam dos trampolins.

Ao Dr. Luís Arrais um cumprimento especial porque de uma forma simples, clara e pertinente, mas sempre com total abertura, continua a pugnar pela verdade e pelo desenvolvimento das nossas modalidades. 

A forma correcta e explícita como nos descreve alguns dos problemas que se abateram sobre a nossa Federação nos últimos anos é prova clara e inequícoca disso mesmo.

Mas é tempo de soluções.

É claro que como solução não basta ter-se apresentado a eleições que é um direito mas também um dever de todos nós, não basta denunciar uma série de arbitrariedades, de abusos de poder, de compadrios bacocos, não basta dizer quanto de desorientação grassa em alguns directores da nossa Federação, não basta denunciar aquilo que outros calam ou escondem, como as perseguições a quem for seu amigo ou a quem só por ser da sua família é colocada de lado.

É claro que como solução, não queremos que mais uma vez nos venha dizer que é preciso chamar a uma maior colaboração aqueles que tanto dão em prole das nossas modalidades, como as Associações Regionais, Treinadores, Atletas, Juízes e Dirigentes de Clubes.

Não queremos uma vez mais que como solução, nos diga que é preciso ir para o terreno e criar parcerias com entidades oficiais e particulares e que se estabeleçam com essas entidades protocolos aos mais diversos níveis.

Que se encontrem nessas parcerias e protocolos novas fontes de financiamento tão necessárias ao nosso desenvolvimento.

Não queremos que nos diga mais uma vez, quanto é necessário criar ou apoiar Centros de Treino Regionais sem os quais  corremos o risco de estagnar.

Não queremos que nos diga uma vez mais que como solução, tenhamos que nos unir em torno da nossa Federação e apoiar quem com verticalidade tem lutado para que Ela seja respeitada por esse Mundo fora. 

Não queremos que mais uma vez nos diga como solução, que temos de criar dinâmicas fortes e actuantes no seio da Nossa Federação.

Que nos diga que a tempo e horas a nossa Federação, tem que fazer as transferências de verbas para as Associações Regionais, tão necessárias ao seu desenvolvimento.

Enfim Dr. Luís Arrais como vê tudo isto não chega como é evidente. Tem que nos dar soluções.

Gostaria para terminar de aqui deixar um abraço a todos aqueles que ao longo dos anos nos têm defendido e em particular ao Dr. Rui Vinagre pela sua frontalidade e profissionalismo.

Picture of António Pedro
by António Pedro - Wednesday, 2 June 2010, 05:34 PM

O Vinagre é cúmplice dos que lá estão. Espero que o Arrais também corra com ele!!!
Picture of Michelle Soares
by Michelle Soares - Friday, 4 June 2010, 01:45 AM

É bonito assistir a tanta coragem!

Aprecio, como dirigente de um clube desportivo, que haja quem não tema apresentar-se, sem se escudar em nomes fictícios, e desenvolva pensamentos e raciocínios que procurem melhorar o bom e tentar manter o óptimo, não deixando, contudo, de nomear as indignidades como indignidades, e os desrespeitos como faltas de respeito.

Naturalmente, que me considero no direito de só participar no fórum, considerando as conversas assinadas sem recurso a pseudóminos, pois a minha curta vida de dirigente desportiva, já me ensinou que os esforços deste exercício são tão intensos e exigentes, que não podem desbaratar-se momentos a dar atenção a actos cobardes e dissimulados. A intenção de anonimato, revela, porventura, uma intenção de parasitar no sistema, sendo nos tempos conturbados que assistimos, uma forma de poder estar lá e cá, bem com Deus e com o diabo. Para mim, enquanto não se identificarem, estão a falar sózinhos! E já perdi tempo a mais...

Os tempos actuais, precisam de gente com coragem! A coragem de uns para alertar, para identificar atitudes julgadas indignas de quem supostamente está mandatado para promover o desenvolvimento das nossas modalidades, e não o seu desaparecimento a prazo. A coragem de outros para ver o precipício e, sem temor, estar decidido a dar passos em frente. Haja coragem!

Eu cá por mim, acompanho o Professor Arrais nas suas preocupações, sem desprimor para quem não concorde comigo, até porque nem sei ainda aquilo que quase ninguém sabe, (os que sabem, naturalmente não dizem, vamos lá saber porquê!!!) mas que se saberá certamente, a prazo, e provavelmente tarde demais. E acompanho-o Professor, porque num universo tão reduzido como é o meu Clube de Trampolins de Salvaterra, assisto a várias atitudes onde falta a equidade no trato institucional, e acontecem acções indignas e injustas. Por exemplo, ainda não sei o que certamente quase ninguém sabe, das razões porque foram adiadas as anteriores Assembleias-gerais, sempre (mal!) marcadas para alturas onde possa ser difícil a participação alargada. Assim como ainda não sei porque não foi desconvocada a Assembleia-geral de hoje, visto que não foram ainda apresentadas contas a ninguém, o que poderá não estar de acordo com os Estatutos. Espero bem que ninguém esteja a viver á conta das contas que fazem as nossoa modalidades viver!

Por exemplo, também ainda não sei porque não sei ainda, as razões de 2 ginastas do Clube que dirijo, não terem ainda recebido os prémios que lhes são devidos, pela sua participação em 2009, sabendo contudo que muitos dos seus colegas já o terão recebido. Justeza e equidade nas acções? Duvido que alguém as denomine assim.

Por exemplo, igualmente, ainda não sei porque não sabem ainda os treinadores que colaboram com o Clube, porque ainda não receberam os prémios de 2009, quando  outros treinadores já receberam. Certamente não será só para reforçar a ideia, de que a equidade de tratamento, não é para ser aqui chamada!!!

Onde há fumo há fogo, só quem não quer vêr se finge cego, ou como diz um treinador do Clube, quando não entenderes o que se passa, e os comportamentos começarem a ficar demasiado esquisitos para um entendimento fácil pelo senso comum, “...segue o rasto do dinheiro, que no fim da linha está a explicação.” E as indignidades já se estendem ás participações internacionais, onde, para nossa vergonha colectiva, Portugal vê uma Federação ser suspensa, repito, suspensa por incumprimento das obrigações finaceiras.... o resto cada um sabe de acordo com a versão que escolhe...

Este é o meu contributo, para já, para o forum em apreço, e este é a minha oportunidade de enviar uma saudação para o Professor Arrais, dizendo-lhe que é minha convicção que todos aqueles que agora assobiam para o lado (esta é uma expressão sua!) vir-lhe-ão a dar razão, logo a seguir a lhe dizerem que não sabiam de nada, nem nunca tinham reparado que as coisas estavam tão disparatadamente a descambar. Questão de coragem ou de falta dela!

Para os que corajosamente acreditam que é possível andar para frente em face do abismo (vir-se-á a chamar síndroma do Red Bull, “..dá-te asas”!!!), gostaria de vos dizer que estimava muito que tivessem razão...

Com amizade.

Maria Michelle Soares

Picture of Victoria Marques
Seguro - FPTDA
by Victoria Marques - Tuesday, 8 June 2010, 10:09 PM

A todos,

É favor a consulta urgente do site FPTDA, relativa à questão SEGUROS.

Todos os agentes desportivos que tenham subscrito seguro através da federação, estão neste momento sem seguro. Está anulada a apólice desde o dia 1/10/2009 por falta de pagamento da federação.

Esta é uma mensagem de AVISO,  peço a divulgação da mesma, uma vez que todos são interessados.

Não vou tecer por agora mais comentários...

Obrigado.

Picture of Jorge Silva
by Jorge Silva - Tuesday, 8 June 2010, 11:55 PM

Estava a demorar haver alguma reacção à reunião de sexta passada, à presença do Luís Arrais na Federação e à (fala-se) demissão dos directores da FPTDA...

Onde estão aqueles que há 1 ano estiveram aqui a deitar abaixo uma lista alternativa, que fizeram tudo para que não se pudessem apresentar às eleições, agora não vêm defender estes directores, a começar pelo Presidente da Assembleia Geral?

Ou, finalmente, vão desmascarar-se e assumir os seus erros? Além de tudo o mais foi inacreditável verificar a ausência daqueles senhores (e senhoras) no nacional de mini-trampolim, em Santarém.

Para onde vai isto tudo?.....

Picture of Manuel João
Re: Seguro - FPTDA
by Manuel João - Wednesday, 9 June 2010, 08:58 AM

Alguma alma pensou na gravidade deste não cumprimento?

Alguém pensou que estava a pôr em risco a vida pessoal, desportiva e profissional de GINASTAS, FAMÍLIA, treinadores, clubes e associações?

Alguém já pensou nas competições que se realizaram e nos efeitos que isto pode ter?

Mas alguém tem pensado alguma coisa para o lado da João XXI?

Também não vou tecer por agora mais comentários...
Picture of Maia Bruno
Re: Seguro - FPTDA
by Maia Bruno - Thursday, 10 June 2010, 05:04 PM

Qe palhaçada.. Uma amiga/colega minha fez uma fractura no Distrital de Mini-Trampolim. Vamos lá ver como isto se resolve, mas penso que esta situação foi a gota de água, para a demissão desta direcção. (até rima xD)