Picture of Carlos Nobre
Tradições e Rituais
by Carlos Nobre - Wednesday, 9 June 2010, 07:23 AM

BURROSGostaria de partilhar alguns acontecimentos do passado que nos poderão ajudar a compreender o futuro. Chamaria inevitabilidade Antropológica .

1. Em plena 2ª Guerra Mundial, quem não se lembra dos horrores associados ao extermínio em massa de Judeus. São inúmeros os relatos e infinitos os documentários e filmes alusivos a tremenda tragédia. Ainda hoje temos dificuldade em compreender e explicar esta hecatombe.

No entanto, uma coisa é certa, ficamos sempre com uma impressão duvidosa em relação ao povo Alemão! Porque será? Talvez, porque existe, uma coisa que se chama memória colectiva?

(?) Qual será a memória colectiva dos “outros” sobre os Trampolins de Portugal, tendo em consideração os últimos 10 anos e os comportamentos tidos por dois ou três inaptos.

1. No século passado em Portugal, especialmente nas regiões mais desfavorecidas do País existia uma técnica especial de extermínio dos “asnáticos de quatro patas”.

Lembro-me do meu avô contar que era usual prender um Burro a uma árvore utilizando um nó corrediço. Assim o animal, quanto mais força fizesse, mais apertado estava o nó, provocando um bloqueio progressivo na zona do pescoço e morte por estrangulamento.

Esta era uma forma utilizada em tempos de crise. Por um lado, económica, e ao mesmo tempo indolor para o Amo ou dono do Bicho.

(?) Quando vamos retirar o laço do pescoço dos “Asnos” que tem asfixiado o trabalho de Atletas, Treinadores, Clubes, Associações e Outros que de forma gratuita tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade.

1. Na FMH, quando frequentava o curso de Ciências do Desporto, memorizei uma afirmação da professora Salomé de Sociologia: “ por vezes temos de fazer Rotura completa com o Passado para podermos novamente construir”

(?) Para quando esta separação? Não esquecendo a responsabilização dos comportamentos presentes

Gostaria de enviar um abraço e cumprimentos para todos aqueles que de forma honesta, gratuita, desprovida de interesse e apaixonada resistem nos Trampolins.

Picture of Pedro Lopes
Re: Tradições e Rituais
by Pedro Lopes - Wednesday, 9 June 2010, 10:16 AM

Comentário bastante interessante da parte do Carlos, e devo dizer, que se encaixa "que nem uma luva" no caso em questão.

Os mais recentes acontecimentos, irão sem a mínima dúvida descredibilizar a nossa Federação nuns longos e vigentes anos...

É de facto vergonhoso, a recente notícia sobre o não pagamento dos Seguros dos Atletas e afins... isto para não falarmos no restante sucedido, pois não me pretendo alongar.

Agora, o que necessitamos de fazer, é encontrar soluções rapidamente... e o meu APELO vai para todos os filiados e afins da FPTDA que adoram os Trampolins, e que a maior parte das vezes abdicam de férias e de estar com as respectivas famílias de forma a darem o contributo ao nosso Mundo ...

POR FAVOR, arranjem forma de conseguirem estar presentes na Assembleia Geral agendada para dia 19 de Junho, de forma a procurarmos e arranjarmos entre todos, soluções, planos e acima de tudo, tomarmos todos conhecimento aprofundado das ilegalidades cometidas.

Apelo esse que faço, pois, como diz e bem o Carlos Nobre ( "...todos aqueles que de forma honesta, gratuita, desprovida de interesse e apaixonada resistem nos Trampolins...").
E são esses que merecem que isto continue...

Tempos difícieis nos esperam, mas, se demonstrarmos força colectiva e entreajuda entre todos aqueles que o Carlos Nobre refere,IREMOS CONSEGUIR TREPAR AS PAREDES ESCORREGADIAS QUE SE ATRAVESSAREM NO NOSSO CAMINHO!!!

Grande abraço para todos e o meu mais sincero e humilde cumprimento para "aqueles" que aqui refiro.

Pedro Lopes
( Juiz Trampolins )

Picture of Jorge Silva
by Jorge Silva - Wednesday, 9 June 2010, 05:18 PM

A alegoria que o Carlos Nobre apresenta é interessante, mas falha por alguma razão: não consigo muito bem ver o interesse em deixar “morrer o burro”, apenas porque o animal não percebe que por mais força que faça apenas vai piorar a situação.
O dono do burro é que tem que ser inteligente que chegue para controlar o mesmo e conseguir que aquele trabalhe de acordo com as suas ordens.
Uma vez mais agora torna-se muito fácil todos apontarem e dizer que se tem que apurar responsabilidades, que todos têm que se juntar, etc etc etc...
Mas, quando há um ano se clamou por uma alteração de rumo, de equipa, de processos, todos apoiaram a posição do presidente da assembleia geral que, de uma forma totalmente autoritária, e contra qualquer posicionamento democrático, impediu que outra lista se apresentasse às eleições da federação.
E alguns destes técnicos também apoiaram, de forma mais ou menos aberta, esta direcção. Como é usual, agora tentam refugiar-se no seu estatuto de “técnicos”, ou de empregados/funcionários dos clubes, mas a verdade é que têm grande influência na tomada de posição das direcções dos clubes e das associações.
A federação tem um historial de 20 anos e muitos destes agentes têm estado envolvidos ao longo deste período.
Contudo, a sua colaboração, na maioria das vezes, é através destas entradas “acima” da vida prática e a tentar dar lições de moral, coisas do género "agenes graciosos.."
Haja coragem, faça-se a limpeza que há a fazer e recomeçar o trabalho da federação.
Picture of Tiago Jerónimo
by Tiago Jerónimo - Wednesday, 9 June 2010, 08:44 PM

Viva amigos!
Se calhar o que o Carlos nos relatou até acerta bem na mouche, mas não é importante interpretar para quem não percebeu.
Neste momento, o importante é que se perceba que a Federação não é nada sem aqueles que estão nas bases, os ginastas, treinadores, clubes, associações, todos os que fazem com que ela seja necessária, e é isso que precisamos de entender, que a FPTDA existe porque nós queremos que ela exista, e que sem nós, não tem qualquer valor.
Por isso Jorge, jogar as culpas para cima de uns tantos, é fácil, trabalhar para a manter, como alguns de nós já estamos a fazer, nem tanto, por isso vãs são as palavras, e vamos falar com acções.
Porque a soma dos contributos que temos dado à modalidade é largamente superior àquilo que nos tentaram tirar, porque amamos o que fazemos, e nos queremos continuar a sacrificar por algo, vamos neste momento de aperto dar só, mas só um pouco mais.
Vivam os trampolins e os desportos acrobáticos!
Bem hajam amigos da ginástica!
Tiago Jerónimo
Picture of Rita Ribeiro
by Rita Ribeiro - Wednesday, 9 June 2010, 09:56 PM

COMO FOI POSSIVEL CHEGARMOS A UMA SITUAÇÃO DESTAS....

O MEU PENSAMENTO ESTÁ COM TODOS OS GINASTAS QUE PRATICAM A MODALIDADE (SEM SEGURO) E COM TODOS AQUELES QUE O AZAR BATEU-LHES Á PORTA E JÁ GASTARAM MINHARES PENSADO QUE ESTARIAM COBERTOS PELO SEGURO.

É COM PENA QUE EM PORTUGAL NÃO TENHAMOS QUASE NINGUÉM QUE SE META NAS COISAS SEM INTERESSES.

A TODOS OS GINASTAS, TREINADORES, DIRIGENTES E JUIZES QUE GOSTAM DA MODALIDADE O MEU BEM HAJA...

Picture of Alexandre  Melancia
Tradições e Rituais
by Alexandre Melancia - Thursday, 10 June 2010, 12:39 AM

Caríssimos amigos da Acrobática e dos Trampolins, é muito triste o que mais uma vez se passa com a NOSSA FPTDA. Digo mais uma vez, porque aqueles que como eu já andam nestas coisas dos Trampolins e da Acrobática à uns 20/30 anitos, lembram-se de certeza de outras mãos que em determinados momentos, talvez por "excesso de trabalho" possuíam uma cola especial cujas notas ainda do saudoso escudo, a elas se colavam. Todos certamente se lembrarão, à cerca de dois anos, perto de uma vintena de milhares de €, teriam sido utilizados indevidamente, mas repostos logo de seguida pela presidente de então. Deixam-nos a pensar que esta federação foi criada, não para servir aqueles que como eu adoram estas modalidades, mas, para servir uma "família", tipo Don Rafael Palizollo , pertencente a máfia Italiana nos finais do sec. XIX. - É muito duro... dizem alguns ao lerem estas palavras, mas, digo-vos, que desta vez, a cola era muito poderosa, dado que se aponta entre dívida a fornecedores, cheques passados a ... não se sabe, assinaturas das Assembleias Gerais que são falsas, assinaturas de cheques passados por aquele, que com falinhas mansas em que todos acreditavam, também são falsas, bem, e ainda aquilo que não sabemos, já vai a rondar os 400.000,00€, sim viram bem, quatrocentos mil euros. Parece que os funcionários e todos aqueles que frequentam a sede, já nem a casa de banho podem utilizar, não há uns míseros trocos para pagar a água. Santo Deus, bateu mesmo no fundo. Mas há aqui um caso que preciso de ajuda para perceber, quanto aos seguros que não foram pagos desde Outubro. Parece que a seguradora foi "aguentando" a dívida até meados de Maio, vamos imaginar dia 15 de Maio, e enviou para todos (segundo a seguradora), directores e secretaria um ofício a dizer que a partir daquele momento quebrava o contrato, parece que o Sr. DTN também foi informado do acto, e, não se percebe como permitiu (entenda-se o DTN) realizar Camp. Nacional de Acrobática, Camp. Nac. Trampolins, Camp. Nacional de Mini, Taça das 4 Nações na Republica Checa,.... eu pergunto, esse senhor DTN com o seu ar de arrogante, único sabedor de tudo, sempre com princípios de rectidão, não deixa escapar nada e permite-se a uma loucura destas? Mais, os ginastas e técnicos nos treinos, também estão sobre a alçada do seguro desportivo, e agora, quem é que vai pagar aos acidentados após essa data? Sabemos que o infortúnio bateu à porta de alguns, e agora, quem é o(s) responsável(eis)? Bem o texto já vai longo, ainda tinha mais algumas coisitas, mas ficam para a AG do dia 19, se chegarmos lá ainda com a FPTDA de pé! Faço votos para isso, mas duvido que o vamos conseguir, o buraco não é grande É ENORME! Grande Abraço
Alex.
Picture of Ana Coelho
by Ana Coelho - Thursday, 10 June 2010, 11:13 AM

Força aqueles que estão a tentar segurar a F.P.T.D.A espero que consigam eu tambem ja fiz trampolins e a minha irma ainda faz. Foi uma sorte ninguem do clube se ter magoado mas decerteza que alguem noutros clubes nao devem ter tido essa mesma sorte. Se os directores nao gostavam da modalidade que estavam a dirigir entao porque e que se responsabilizaram por ela??

ESPERO QUE OS NOVOS DIRECTORES TENHAM AMOR AOS TRAMPOLINS E AS OUTRAS MODALIDADES.

BJX E FORÇA PARA RESOLVEREM ESTA CONFUSAO QUE A ORGANIZAÇAO COMETEU

Picture of Maia Bruno
by Maia Bruno - Thursday, 10 June 2010, 05:18 PM

Porque não criar um Tópico em que se apontasse os pontos principais qe estão mal/necessário mudar e outro com sugestões crediveis para a mudança?
Faltam 9 dias para a AG que será das mais importantes de sempre desta federação mas.. que futuro após ela? Por vezes mudam-se os actores e o caos continua igual, alias, basta ver-mos o estado do nosso país...

ps- há uma miuda no meu clube chamada ana coelho e infelizmente a irmã dela não teve a mesma sorte que a irmã da ana pois teve uma lesão numa competição.. e agora?
Picture of Ana Coelho
by Ana Coelho - Thursday, 10 June 2010, 07:06 PM

Foi muito grave a lesao??
Picture of Victoria Marques
by Victoria Marques - Thursday, 10 June 2010, 11:13 PM

As minhas primeiras palavras são de agradecimento aos responsáveis do site TRAMP.COM.PT visto que se não fosse o esforço, dedicação e envolvimento dos mesmos para a divulgação da modalidade, esta seria hoje ainda mais pobre...

Não costumo por norma comentar o escrito, já que expressa a opinião de quem o escreve e o responsabiliza por tal. Tenho ao longo do tempo, lido aqui excelentes artigos, comentários e noticias, que dignificam a modalidade e os seus autores. Tal nem sempre assim acontece, mas respeito embora tenha o direito de discordar dos mesmos.

Quando se expressam opiniões baseadas no parece que...e de seguida se fazem comentários e juizos de valor pessoais, não posso ficar indiferente aos mesmos. Por favor, que se utilize este espaço com um pouco mais de elevação e respeito, e não se confundam interesses e questões pessoais.   

Fica assim o apelo, e o meu obrigada a todos por partilhar convosco este espaço.

Picture of Maia Bruno
by Maia Bruno - Friday, 11 June 2010, 08:59 PM

infelizmente sim, fracturou um osso chamado Talus(penso qe não estou enganado)
De qualquer forma vim hoje a saber que afinal o meu clube (como não é especificamente apenas de trampolins) está abrangido pelo seguro e que é o único em Setubal que o está, pois ao que parece o seguro foi feito através da FGP. Apesar de, segundo muitos dizem porque não me lembro dessa experiencia, que as coisas para os trampolins não foram boas quando ambas as federações estavam juntas, tendo em conta as dificuldades que se apresentam, não seria a junção positiva?
Picture of Ana Coelho
by Ana Coelho - Friday, 11 June 2010, 10:26 PM

Acho que sim
Picture of joao nascimento
by joao nascimento - Monday, 14 June 2010, 09:46 PM

Boa Noite

A todos os que gostam de trampolins, e depois das ultimas novidades a que tive acesso e que a seu tempo se terá acesso (ou não) o que eu acho é que se precisa de renovar e com alguém que tenha novas ideias (Há muitos) e refaça um trabalho que se precisa de refazer pois ultimamente embora os resultados apontem no contrário (e quem vai aos torneios intrenacionais vê) está a finalizar pois os nossos grandes atletas estão em fim de carreira e não se vê substitutos (eu sei que nem sempre se encontram os mesmos) mas não é com um salto duplo em juniores e dois em seniores (não os elites) que se fazem os tais substitutos para isso está a ser preciso um grande trabalho pois a execução não ganha competições (só a nivel nacional o ganha). Eu pessoalmente sou adepto da dificuldade com execução pois nos torneios internacionais (principalmente em trampolim) se vêm nas competições de opens dificuldades entre 16 e 17 e pelo que sei para se ir a essas competições com essas dificuldades é preciso um trabalho de base que parte de treinadores, clubes, associações e federação claro que não esquecendo os atletas e o próprio estado (Para esse trabalho é preciso dinheiro e condições de treino que custam dinheiro) a evolução só se consegue assim(Existem alguns clubes com alguns bons treinadores a trabalharem assim).

Para concluir acho que o trabalho de quem ficar á frente é muito grande e terá de angariar muitos apoios entres todos os intervenientes da modalidade incluindo o estado (e da FGP nosso representante a nivel internacional) porque os materiais são caros.

Espero que não tenha sido muito incomodativo e quer todos estejam presentes na assembleia geral da FPTDA no dia 19/6 para que se possam discutir todas as gandes ideias para as nossas modalidades e para a sua evolução mesmo que seja só para assistir.

Saudações trampolineiras

Picture of Jorge Silva
by Jorge Silva - Wednesday, 16 June 2010, 09:44 PM

Muitos dos que falam neste forum estão há muitos anos nos trampolins e viram nascer a federação, há 20 anos.

Habituámo-nos a ver a federação crescer e chegar a resultados magníficos, em todas as disciplinas.

Habituámo-nos, ao longo dos anos (até há poucos), a ver as provas bem organizadas, cada vez com mais participantes e a sentirmo-nos confortáveis nos pavilhões.

Habituámo-nos, durante muitos anos, a receber alguns subsídios (sempre insuficientes, pois é) da federação e a receber informação actualizada e permanente.

Habituámo-nos (mal) a confiar naqueles que estavam à frente da federação, e era por isso que confiando quase nunca íamos às assembleias gerais.

Habituámo-nos a acreditar que não era necessário estar sempre sempre presente e ser sempre exigente em todos os assuntos.

Infelizmente, habituámo-nos mal!

Como já foi aqui dito é importante que todos os associados que gostam verdadeiramente dos trampolins estejam presentes na assembleia geral deste fim de semana.

É importante que duma forma inteligente saibamos unir-nos em redor de um novo projecto, de uma nova equipa.

E que, sem dúvidas, censuremos aqueles que têm que ser censurados, a começar pelo ainda presidente e vice-presidente da assembleia geral que ainda há um ano fizeram tudo para que, numa assembleia de farsa se tenham auto-elegido.

Picture of Ana Coelho
by Ana Coelho - Wednesday, 16 June 2010, 11:22 PM

Força para tirarem essas pessoas (que decerteza foram so para a presidencia para ganharem dinheiro e nao porque gostam dos trampolins) do caminho para que os trampolins sejam ainda melhores do que aquilo que eu conheci. 

Picture of Pedro Lopes
by Pedro Lopes - Thursday, 17 June 2010, 08:24 AM

Concordo plenamente com este documentário, é necessário unirmos e estar presente na próxima assembleia.
Picture of Pedro Lopes
by Pedro Lopes - Friday, 18 June 2010, 09:17 AM

Só para avisar que este último post de dia 17 de Junho pelas 8:24 a.m. com o meu nome, não foi escrito por mim. Não percebo quem terá sido o engraçadinho(a) que me descobriu a password, mas tudo ok!!! Já se encontra alterada...

Saudações trampolineiras