Não estando no meio da ginástica e dos trampolins pouco sabia do que aconteceu na verdade na FPTDA. No outro dia, um amigo contou-me o que estava a acontecer. Afinal nem sequer há bons malandros. Há malandros, mas são maus.
Então os senhores bem dispostos e sorridentes que andavam pelas competições, sempre com a sua corte, cheios de salamaleques e como sempre nestas coisas, bajulados por muitos (há sempre a esperança de sobrar alguma coisinha e, estando ali, pode ser que nos calhe a nós), deram o golpe do baú? Falaram-me de 400.000 euros. É verdade? E não foram denunciados à policia? Espero que o sejam! No mínimo.
Contaram-me que alguém estava a tentar salvar a FPTDA. Uma Comissão Administrativa de 14 ou 15 pessoas. Nada mau para começar. Nada melhor que 14 ou 15 pessoas, para que pouco se faça. Não conheço muitos, mas tenho a certeza que há pessoas experientes no mundo da ginástica, que sabem que nada melhor para nada fazer ou fazer mal feito, que uma multidão. Quando uma empresa ou uma organização se encontra numa situação de risco de falência, opta-se por nomear 3 a 5 pessoas para resolverem o problema. Porquê? Porque caso se escolha um grupo alargado de pessoas, temos representatividade, mas não temos eficácia, nem eficiência. Não sei que resultados essa comissão alargada tem conseguido, mas estranharia que alguém soubesse com rigor o que se conseguiu ou se passa.
As Comissões Administrativas alargadas justificam, muitas vezes, a sua opacidade, devido a sentirem que não necessitam de prestar contas a ninguém, pois são constituídas por representantes de todas as partes. Nada mais errado. Não me admiraria que daqui a algum tempo seja a própria Comissão Administrativa a ser colocada em causa, pelos seus pares. E aí é o fim da FPTDA. Desejo estar enganado.
O que se pode fazer?
Eleições.
Rapidamente.
A Comissão Administrativa devia prestar contas à Assembleia da FPTDA, dizendo o que foi feito ou está a ser feito. É uma forma transparente de iniciar um novo ciclo na PTDA e nas suas estruturas. E um sinal de maturidade e responsabilidade deveria também ser dado por todos os membros da Comissão Administrativa, não se candidatando a nenhum cargo executivo nas eleições da FPTDA.
Tenho escrito algumas vezes para o tramp.com.pt, mas depois do que os tais senhores sorridentes fizeram e o que se está a fazer na FPTDA para a “salvar” e aos milhares de ginastas, já não haverá mais nada a dizer. Boa sorte para os futuros dirigentes da FPTDA. Por mim, fico-me por aqui. Nem mais um passo, nem mais uma palavra escrita. Boa sorte para a FPTDA. Vou continuar adepto e a frequentar as competições. Com tranquilidade como diria um ex-treinador do meu clube.